um blog pra desabafar, pra deixar pensamentos para o futuro, queixas, crises, opniões, questões mal levantadas, erros de português, falta de coesão, desabafos, fotos... No final, eu em palavras...
domingo, 26 de outubro de 2008
das mudanças
domingo, 19 de outubro de 2008
ao comportamento!
Curso de Verão
qanto as promessas
O CAB
A chapa ATP do CAB nesse ano tentará renovar o espírito do aluno do curso de Ciências Biológicas para sua formação e aprimorar o curso como um todo, buscando melhorar o funcionamento das estruturas que vigoram dentro dos Departamentos e do Conselho de Curso. Além de mostrar ao aluno o mundo além da Universidade.
Estamos tentando reorganizar as estruturas que pertencem ao Centro Acadêmico, para, assim como o resto do curso, começar a entender como o CA funciona e seu raio de ação dentro da Universidade. Esperamos que o CAB funcione como o porta-voz de todos os alunos do curso perante os órgãos colegiados da Universidade, utilizando-o como mecanismo centralizador de reclamações, de movimentação em prol da melhora do curso e do enriquecimento da formação do aluno da graduação, que hoje se encontra desamparado nesse sentido.
Sabemos que poucos alunos entendem e muitos se questionam sobre o que o CA significa ou faz, por causa disso, nossa chapa pretende estabelecer processos que solidifiquem sua base, estabelecendo mecanismos de fins e meios para que ele funcione independente de sua gestão. Vamos tentar estabelecer o know-how dos processos burocráticos da Universidade, e as maneiras para uma boa organização.
Um dos pontos de solidez do CA, dentro do nosso ponto de vista, depende da capacidade dos membros organizarem eventos acadêmicos, que sejam voltados para a academia. Entre os eventos programados para o ano de 2009, está a organização de palestras junto as disciplinas de PCC1 e PCC2, para tentar elucidar os alunos ingressantes sobre como a Universidade funciona atualmente e mostrar as possíveis áreas de atuação. Esse evento também servirá para cobrar os docentes responsáveis no sentido de melhorar, sempre, a qualidade das aulas oferecidas nas disciplinas sob sua responsabilidade. Apesar de serem dirigidas aos alunos ingressantes, acreditamos que podemos transformá-las em meios de divulgação do conhecimento para todos os interessados, aumentando a chance do aluno em obter conhecimento e facilitando a escolha entre as ênfases e a licenciatura.
Um outro objetivo seria o de estruturar, junto à comissão de organização dos Ecoseminários, palestras que estejam intercaladas e direcioná-las aos alunos da Biologia, no sentido de aprimorar e agregar conhecimento a todos os interessados. Além dessas idéias conjuntas, pretendemos organizar cursos de férias, para os alunos interessados, nos quais podemos aproximar os alunos do curso as áreas da Biologia que não são encontradas aqui no Campus, convidando professores e palestrantes de outras Universidades.
As comissões de organização para os principais eventos sob responsabilidade do CA, como a Recepção dos Bixos, a Semana de Estudos, o EREB e o ENEB, além de todos os outros encontros de estudantes, que tendem a ser extremamente importantes, deverão funcionar paralelamente, facilitando os processos de desenvolvimento e organização de idéias, porém, articulando-se com o CA, para que ele seja o ponto de convergência de tudo, facilitando a comunicação com os alunos e com a Direção. Isso também representaria uma maior coesão entre todos esses eventos e, também, entre os alunos perante a Direção.
Além das articulações dentro do CA, pretendemos estabelecer contato com representantes discentes nas diversas esferas de organização da Universidade (Conselhos de Departamento, Conselho de Curso, Congregações, etc.), buscando conhecer e transmitir o conhecimento para todos os alunos e também, informando todos os interessados sobre os eventos que acontecem nos Departamento e no Conselho para que a atual lacuna seja preenchida.
É claro que não esqueceremos a formação individual crítica de cada aluno. Para isso, vamos oferecer meios de questionamento, e não impressões, esperando que o aluno consiga desenvolver a capacidade crítica por si próprio, através da análise dos eventos que ocorrem na Universidade e fora dela, informando os alunos e estabelecendo meios pelos quais possam reclamar e opinar a respeito. E como o CA não pretende esquecer a visão holística do aluno, palestras, grupos de discussão, mesas-redondas e afins, com temas não ligados ao mundo acadêmico serão organizados, expondo aos alunos o mundo fora da Universidade, seja ele representado pelo mercado de trabalho, ou então, por questões políticos, sociais ou culturais.
O CA também pretende, junto com os Centros Acadêmicos de outros cursos, organizar eventos conjuntos, na tentativa de reaproximar os cursos do IB e do IGCE, assim como entre os outros Campi da UNESP, para que todos os alunos possam desfrutar o máximo possível, não ficando restrito ao seu curso. Auxiliando a formação holística de todos.
De maneira geral, nossa chapa apresenta a idéia de reorganizar o CA, estruturando a base, com processos acadêmicos, e fornecendo aos alunos meios de questionamento que deverão funcionar como desenvolvedor crítico do pensamento discente. Adicionalmente, pretende-se aumentar a comunicação entre as diversas esferas da Universidade e também, a representação discente perante essas esferas, além de promover uma integração entre todos os alunos do curso e do Campus.
Chapa ATP
Presidente: Mateus Ferreira (Cazuza) 3°CBN
Secretário: Rafael Caetano do Nascimento (Fii) 2°CBI
Tesoureira: Andrea Mendez Araujo 4°CBI
Diretor de Divulgação: Annie Beatriz Steudner 2°CBI
Diretor da Semana de Estudos: Marina Martins Pereira Horta (Mentira) 2°CBI
Diretor de Eventos: Moyra Mariano Nogueira 2°CBI
Colaboradores:
Anna Carolina Gressler Bressan 2°CBN
Isabela Ceron de Oliveira 2°CBN
Natalia Camps Pimenta 3°CBN
Nayara Paganini Toscano 2°CBI
Rafael Camargo Consolmagno (Bernie) 3°CBN